Se tem uma Empresa ou um Negócio Online saiba que o Email Marketing é uma ferramenta essencial para a sua estratégia digital. Esta vai permitir que crie um maior relacionamento com os seus clientes, tais como estabelecer uma maior proximidade com estes.
Em seguida vamos mencionar alguns Mitos e Vantagens do Email Marketing e como pode ser útil e fulcral para o sucesso da sua empresa.
Mitos sobre Email Marketing
#1 Fazer Email Marketing é facil
Totalmente errado. Fazer Email Marketing é necessário planeamento prévio, obter algum know-how do mercado e do seu público-alvo e de alguns requisitos mais técnicos.
Elaborar um email com estratégia de Marketing vai muito mais além do que enviar uma simples mensagem, requer uma linguagem adequada ao seu público-alvo, ter em atenção a determinadas palavras com potencial de SPAM tal fazer uma revisão gramatical no final de cada mensagem a ser enviada. Posteriormente existe também a necessidade de acompanhamento dos resultados obtidos pelo envio desse Email.
#2 Só funciona se tiver muitos contactos na Base de Dados
Se já ouviu essa expressão então esqueça! Aqui o que vale é ter os contactos certos na base de dados certa. Concorda certamente que é muito mais interessante (tanto para a sua empresa como para a sua Lead/Contacto) ter a sua lista segmentada e altamente qualificada, onde o conteúdo e/ou ofertas que envia para essa base seja realmente útil e relevante do que enviar para um base enorma mas que no fundo a maior parte de contactos que consta nela não têm interesse real no seu serviço, produto ou oferta.
#3 O Email Marketing é SPAM
Em primeiro lugar Email Marketing não é SPAM. SPAM ocorre quando a privacidade do usuário não está a ser respeitada, quando este não pretende receber os seus e-mails e se por algum motivo recebe (sem ter dado permissão), então é considerado SPAM.
Quando trabalha com Email Marketing, envia alguma Newsletter ou qualquer outro tipo de informação, deve certificar-se primeiramente que vai ser útil para a sua Lead, vai ser do seu interesse e também se a mesma permitiu receber a informação enviada por si até ela.
Vantagens do Email Marketing
#1 Possibilidade de Segmentação
Dividir ou segmentar a sua base de dados de acordo com localização, interesses, género ou outro tipo de características é possível e recomendável ao trabalhar com Email Marketing. Assim vai poder comunicar de uma forma mais assertiva e para um público bastante mais qualificado.
#2 Excelente tráfego para uma landing page
Ao segmentar bem a sua base de dados, a sua comunicação vai estar mais perto dos interesses e necessidades da sua Lead, assim é perfeitamente viável utilizar Call to Actions para direccionar a sua Lead para uma zona que seja do seu interesse, por norma uma Landing Page.
#3 O “futuro” cliente entrou na loja, faça o seu trabalho!
Se não conseguiu perceber o intuito do título anterior passamos a explicar. No seu dia-a-dia quando entra numa loja, por diversas razões especificas, demonstra interesse na marca ou produto que acabou por ter contacto (seja de forma directa ou indirecta).
O mesmo se passa na sua Base de dados. De alguma forma a Lead entrou para a sua lista pois teve interesse em algo que você mencionou com a sua comunicação. Como tal se a Lead “está dentro da sua loja”, só tem que trabalhá-lo de acordo com as suas necessidades e tentar encontrar qual a melhor forma de o ajudar.
Gere conteúdo relevante com os seus interesses, ofereça descontos exclusivos a quem faz parte da sua Newsletter e faça chegar também o seu produto ou serviço, pode e deve ser útil a quem está na sua lista.
Em suma
O email marketing é sem dúvida uma ferramenta poderosa para impactar o seu público-alvo e gerar vendas a um baixo preço.
Invista em email blasts!!